dieta detox é um mito

A dieta detox é um mito?

Pra começar a dieta detox por si só é um mito quando o assunto é emagrecimento sustentável. Acima de tudo quando se trata de de causar uma limpeza geral no organismo. O que acorre de fato é uma melhora na alimentação por substituição dos alimentos industrializados por uma alimentação mais natural.

Nessa dieta, de antemão retiram-se os enlatados, embutidos, massas e frituras, substituindo-os por sucos e sopas. Você consegue imaginar a diferença que isso pode causar no organismo?

Porque a dieta detox é um mito para emagrecer?

Tome como base uma pessoa que fica internada em um hospital, só na sopinha. Ela fica desnutrida? Não ao mesmo tempo ela perde peso, percebe? Isso ocorre porque ela deixa de comer as pesadas e calóricas refeições de café da manhã, almoço e jantar passando a comer apenas caldos nutritivos, simples assim.

Escolhendo os alimentos naturais e os substituindo pelos industrializados naturalmente teríamos um aumento na qualidade dos alimentos e dessa forma uma redução na quantidade das calorias ingeridas. Em outras palavras teremos então o conhecido déficit calórico, ou seja, come-se menos do que se gasta e como o resultado tem-se a perda de peso. A pergunta a se fazer é: Por quanto tempo alguém pode se manter em uma dieta restritiva, a base de sucos, chás e sopas?

Tudo depende e tudo é possível! Sim, tem loucos pra tudo ao mesmo tempo posso garantir que esse processo não tem nada de prazeroso, poderíamos chamar até de penitencioso, não é mesmo?

Por mais que alguém se mantenha um bom tempo praticando essa dieta e até consiga perder alguns quilinhos, rapidamente essa diferença voltará produzindo o famoso efeito yo-yo. Esse por sua vez trás como resultado a flacidez da pele.

Contudo é importante termos claro que um descanso para o organismo dos alimentos processados vai muito bem obrigado mas não para manter como uma dieta para perda de peso prolongado.

Quanto tempo deve durar a dieta de desintoxicação?

Esse é o ponto fraco dessa dieta. A repetição cansa, especialmente para pessoas com dietas muito desequilibradas. Quanto mais dependente de massas, pães, bolos e alimentos processados for uma pessoa maior sua dificuldade de suportar uma dieta de restrição.“

Nutricionistas apontam que o ideal da dieta detox seja de no máximo uma ou duas vezes na semana no máximo. Porque não se trata apenas de pular refeições mas desenvolver uma alimentação mais saudável, caso contrário ficará apenas o desagaste emocional desta privação e aí sim a dieta detox será um mito realmente. Ainda assim cairia muito bem um detox de uma semana por exemplo desde que você tenha uma plano assim que voltar a se alimentar pós detox. Dessa forma você vai manter seu organismo mais saudável ao mesmo tempo que controla a balança.

Dieta detox deve ser um meio para ser mais saudável não o fim

Agora que você já sabe que essa dieta não é sustentável nem que te fará perder 20 quilos, responda essas perguntas:

  • Você quer apenas perder peso ou se tornar mais saudável?
  • Como é sua rotina alimentar?
  • Você tem o hábito de comer enlatados, embutidos e industrializados?
  • Você tem o hábito de tomar refrigerantes e álcool?

Respondendo verdadeiramente a estas questões de antemão posso te garantir que quanto mais sua dieta atual for dependente de alimentos processados mais terá dificuldades de manter uma dieta detox por muito tempo.

Qual o melhor caminho para ser mais saudável e ao mesmo tempo perder uns quilinhos?

A primeira vista a indicação mais correta a se fazer é que você procure um nutricionista para traçar uma estratégia especifica ao seu caso, sem dúvidas.

Agora sejamos práticos aqui, se você não está disposto nem quer gastar fazendo uma consulta especializada, um bom programa de reeducação alimentar já produzirá um resultado incrível.

Com o advento dos cursos online muito profissionais dessa área disponibilizam programas bem mais acessíveis que contam inclusive com suporte. Vai depender de sua dedicação para seguir.

Procure se alimentar de forma mais natural possível evitando pães, massas, açúcares no geral e todo tipo de alimento industrializado. Posso te garantir que já vai emagrecer e se tornar mais saudável, e mais rápido do que imagina.

Vou deixar aqui um programa que conheço que é sucesso entre a mulheres:

Quer emagrecer de forma saudável? Conheça a Dieta de 21 dias

Aprenda a se alimentar melhor, conheça o e-book: Guia de Alimentação Saudável

Veja também:

Como ter mais saúde e disposição após os 45 anos de idade?

Qual o impacto dos exercícios na saúde mental e no seu bem estar geral?

Como ter um físico atlético de maneira mais rápida?

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.