dicas para fazer compras do jeito certo

Dicas para fazer compras no supermercado do jeito certo

O conteúdo deste artigo é bem direto. Acredito que dessa forma fica bem mais fácil colocar em prática. Para fazer compras no Supermercado do jeito certo vamos te passar algumas dicas. A primeira vista deveria ser um lugar simples para fazer as compras, no entanto, não podemos nos esquecer que o Supermercado visa lucro e por isso usará de alguns gatilhos mentais para mexer com suas emoções e te fazer gastar o máximo que puder. Contudo, sabendo disso, vai evitar comprar por impulso, comprando o que não quer e gastando o quanto não deveria. Isso te interessa?

Você pode até fazer uma lista mas ainda assim, nunca faça compras com a barriga vazia. 

Isso porque, quando você se der conta, terá o carrinho cheio de guloseimas que você até gosta de comer mas nem queria pegar. Então, antes de ir às compras, forre bem seu  estômago.

Agora sim, faça uma lista de compras e siga à risca 

O primeiro passo para fazer compras no supermercado do jeito certo e ainda economizar nas compras é se preparar com antecedência. Se você chegar ao supermercado sem ter certeza do que vai levar, suas compras podem sair bem mais caras do que você imagina. Faça uma lista com tudo que você precisa comprar e mais importante, cumpra a risca. De nada adianta fazer uma lista se você sair comprando tudo o que ver pela frente, pense nisso.

Crie sua planilha de produtos e gastos de mercado

Outra importante dica para fazer compras no supermercado do jeito certo é alimentar uma planilha de gastos. Dessa forma você saberá qual a média de custos das compras por mês. Procure anotar quanto você gastou no mês, de preferência especificando quanto foi gasto em cada alimento. Claro que alguns preços vão ser alterados, mas você será menos surpreendido dessa forma.

Pesquise em vários Supermercados

Sei que para algumas pessoas fica difícil pesquisar, pois nem sempre sobra tempo. Porém se for possível procure fazer uma lista dos itens que você mais compra, e pesquise em dois ou três Supermercados. Você pode se surpreender com a diferença de preços em alguns casos.

Não leve crianças ao supermercado todas as vezes

Bom, isso é muito simples. Crianças querem comer tudo o que encontram pela frente e claro, dizer não para crianças é muito ruim. A dica é muito simples, evite levá-los. Dessa forma, economizará e não será considerado um pai chato.

Cartões do supermercado.

Alguns Supermercados costumam oferecer descontos para os consumidores que usam o próprio cartão do estabelecimento. Procure saber se o seu supermercado possui essa opção. Se for possível, faço o seu cartão.

Faça compras mensais

Ir ao supermercado muitas vezes não é o ideal quando o assunto é economizar. Lembre-se: os supermercados são projetados especialmente para levar até o seu último centavo, procure ir o mínimo possível.

Atenção com as datas de validade

Às vezes, produtos perto do vencimento tem o preço reduzido e, se você não perceber, pode acabar levando vários e não conseguir consumir a tempo, desperdiçando seu dinheiro.

Sempre olhe a data de validade dos produtos perecíveis para não ser surpreendido.

Fique sempre de olho nos preços

Muitos Supermercados fazem mega promoções em determinados dias e chutam os preços lá em cima em outros produtos. Procure ficar atento às promoções, fazendo dessa forma você pode economizar um bom dinheiro em várias ocasiões.

Cuidado com as íscas

A princípio pode parecer contraditório mas existe uma estratégia muito usada que passa a impressão de que você vai economizar, mas na verdade faz com que você gaste mais. 

Você recebeu um pequeno jornal do mercado com alguns produtos à venda. Não pense que os produtos são escolhidos por acaso, porque não são. Então você olha e pensa: “Nossa, como a batata está barata, vou lá amanhã comprar”. Ocorre que dessa forma você pode até economizar nas batatas, mas perderá dinheiro mesmo assim, porque pagará mais caro por outros produtos.

Cuidado com a degustação de produtos

Essa é uma estratégia óbvia que faz com que muitos comprem coisas que não precisam. A estratégia é muito simples: você experimenta, e acaba comprando dois pacotes de uma coisa que nem sabe o que é de fato. Se essa estratégia não gerasse vendas pode ter certeza que os supermercados não continuariam a aplicá-la a anos.

Observe os produtos a granel

Geralmente fazer compras em quantidade sai bem mais em conta do que levar unidades, porém você precisa ter em mente se realmente o produto que vai comprar será usado.

Cuidado com as falsas promoções

A dica para fazer as compras no supermercado do jeito certo nesse caso é para saber como escapar de umas “pegadinhas”, veja: Além dos famosos pague 2 leve 3 você já reparou que às vezes os supermercados disponibilizam produtos em vitrines de promoção distantes dos lugares em que normalmente deveriam estar localizados? 

Por exemplo: promoção de azeite de oliva colado na sessão de limpeza. Por que isso acontece?

A resposta é simples: para evitar que o consumidor compare os preços específicos com os de outras marcas, induzindo a levar aquele específico da promoção. Na maioria dos casos, vale a pena ir à sessão específica e fazer uma comparação.

Fique de olho sempre, nunca se esqueça de olhar os produtos das prateleiras mais baixas, geralmente são esquecidos mas certamente são boas opções.

Veja também:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.