Nunca foi tão importante meditar como agora

Nunca foi tão importante meditar como agora

Por que a meditação deveria ser uma prática habitual nos dias de hoje?

Vale frisar, nesse momento que vivemos é importantíssimo meditar. Justamente porque o ritmo de vida acelerado, a ansiedade generalizada, sociedade imediatista que em outras palavras gera muito estresse entre outros fatores que tornam a vida extremamente desgastante.

Nesse sentido é importante pensar que todas estas situações ao mesmo tempo provocam o aumento de alguns hormônios que em excesso produzem problemas ao organismo, físico e mental. Sabendo disso, nunca foi tão importante meditar como agora, contudo temos a meditação que age inibindo estes efeitos devastadores.

Veja então os principais benefícios da meditação ao mesmo tempo por que nunca foi tão importante meditar como agora

  • reduzir o estresse e ser mais relaxado, portanto aproveitar mais a vida;
  •  obter mais clareza mental, melhorar a memória;
  • aumentar a criatividade e melhorar a capacidade de resolver problemas;
  • trazer o seu corpo ao equilíbrio, melhorar a saúde geral, normalizar a pressão arterial, etc;
  • melhorar sua aparência física geral, tom de pele, relaxamento muscular, etc;
  •  ser (e parecer) mais confiante, calmo e, portanto, no controle.

Quem pode se beneficiar da meditação?

Bem, todo mundo, mas especialmente aquelas pessoas que pensam que não têm tempo para meditar. Nunca foi tão importante meditar como agora, ou seja, quanto mais agitada e louca for a vida mais importante será começar a meditar.

Não importa se você é religioso, um ateu, agnóstico, espiritual, científico, amish, budista, realista, otimista, ou qualquer outro. Praticar meditação não irá interferir nem complicar suas crenças atuais. Por uma razão muito simples: a mediação não é sobre acreditar em nada. Trata-se simplesmente de uma prática. Uma prática de apenas ser.

Na verdade, não é sobre acreditar, nem mesmo pensar, na verdade suavizar os pensamentos, ou seja, desacelerar a mente.

Problemas e Obstáculos Comuns

Vou te apresentar algumas das razões mais comuns pelas quais as pessoas não meditam regularmente. Até você eventualmente pode ter pensado assim, veja:

  • Eles não têm tempo.
  • Não sabem como, mas não têm certeza se estão fazendo corretamente.
  • Falta certeza de qual técnica / método é o melhor para eles.
  • Dizem ser incapazes de “limpar a mente”.
  • Ficam em dúvidas do que esperar ou o que devem experimentar durante a sessão.
  • Parecem não conseguir manter o foco mínimo do processo.

Percebeu? São muitas desculpas, e elas funcionam, eles não estão meditando.

Um passo-a-passo simplificado

Nesse artigo não poderia descrever em detalhes todas as etapas porque o texto ficaria bastante extenso mas vou te passar um resumo da prática:

  • Sente-se confortavelmente;
  • Feche os olhos e comece a perceber o espaço,
  • Traga sua atenção para o seu corpo,
  • Em seguida, volte sua atenção suavemente para sua respiração,
  • Continue a observar sua respiração sem interferir no ritmo o máximo que puder;
  • Nada mais precisa ser feito aqui, por mais que tenha vontade de interromper o processo, dedique alguns segundos (e até 30 segundos, ou mais, se necessário) e gentilmente abra os olhos novamente.

Observações:

Mesmo que você esteja prestando a atenção à sua respiração, pode ser que você se pegue vagando. Certos pensamentos podem surgir em sua cabeça, e tudo bem. É muito sutil, nessa hora basta voltar sua intenção a sua respiração, uma e outra vez. Esse é o exercício, até que de repente, vai se encontrar em um espaço de silêncio , que você sabe que você está ali, mas não está apenas de corpo mas essencialmente de mente, presente, em paz, Percebe?

Embora não haja uma quantidade definida de tempo ideal para meditar, o mais comumente sugerido é de cerca de 15 a 30 minutos.

Mas, lembre-se do que afirmei anteriormente, a quantidade de tempo é irrelevante.

Divirta-se no processo, nunca foi tão importante meditar. É um exercício que podemos chamar até de paciência, depois de um certo período vai notar uma redução significativa em sua irritabilidade e na maneira como reage as circunstâncias da vida.

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