Como ter mais saúde e disposição após os 40

Como ter mais saúde e disposição após os 40?

Com certeza você já ouviu a frase que somos o que comemos. Particularmente quando o assunto é saúde e disposição física isso é ainda verdade. Quando buscamos por mais saúde e disposição após os 40 devemos pensar em três pontos fundamentais. Nutrição, exercícios físicos e sobretudo mentalidade.

Já parou pra pensar que quando um desses pontos de sustentação da saúde enfraquece compromete toda a saúde? Muito simples, primeiramente se o indivíduo estiver deprimido a saúde decai como um todo, ao passo que se tiver mal nutrido a saúde como um todo também sucumbe. Por isso devemos atacar cada um desses pontos de preferencia ao mesmo tempo.

Partindo do princípio que um indivíduo esteja buscando por melhorar sua saúde e tenha notado que sua disposição esteja em declínio já demonstra que mentalmente ele esteja bem, não é mesmo? Então ok, vamos para o primeiro ponto, o combustível.

O corpo e um carro, o que eles tem em comum?.

Um carro tem em sua parte externa: lataria, para-brisa, faróis, rodas entre outros, ao passo que internamente tem o motor, filtro de ar, filtro de óleo, carburador e etc, mas se um ingrediente faltar o carro não se move e muito menos permite que os outros sistemas funcionem, este é chamado combustível.

Da mesma forma temos o corpo, (carro), nele externamente temos a nossa pele, nossos olhos, nossos membros e internamente temos os pulmões pra filtrar o ar, os rins pra filtrar líquidos e fluidos corporais, o coração para bombear o sangue e essencialmente temos que ter o combustível correto.

Concorda que um carro movido a álcool com gasolina não sairá do lugar? Da mesma forma que um carro a gasolina se abastecido com gasolina aditivada terá um desempenho melhor, concorda?

Antes de tudo reflita, qual é o combustível que você está alimentando seu corpo? Apenas álcool, refrigerantes e gorduras ruins ou derivados de alimentos processados?

Se a resposta for sim analise em qual proporção vem se alimentando do mau combustível e vai entender porque vem perdendo performance e do mesmo modo envelhecendo mal. Estas são as mudanças que deverá fazer.

Os principais alimentos para mulheres acima dos 40 anos

Depois de fazer a reflexão citada acima vai ficar bem mais fácil perceber onde vinha errando. Agora é hora de fazer os ajustes. Acrescentar alguns bons alimentos em sua dieta já vai dar um resultado bem importante, por exemplo: procure comer mais grãos integrais ricos em fibras, magnésio e vitamina B. Inhame, sementes de gergelim e abóbora, também leguminosas como o feijão e a lentilha serão sempre bem vindos..

Frutas vermelhas como a amora e o mirtilo tem alto potencial antioxidante bem como a aveia, além deles: sementes de linhaça, ácidos graxos essenciais e alimentos fontes de vitamina E lembre-se de incluir proteínas provenientes do salmão, cavala, sardinha, nozes, abacate e azeite de oliva.

Se colocar em movimento é o segundo passo mais importante

O exercício físico estimula a liberação de alguns neuroquímicos. Principalmente dopamina e serotonina. Eles participam de diversos processos químicos no organismo e são liberados em sua maioria apenas quando estimulados pelo exercício.

Qualidade de vida é o tipo de objetivo que todos procuram. Pesquisas indicam que a prática de atividade física ajuda a fortalecer o sistema de defesa, o sistema muscular e a controlar pressão arterial e o excesso de peso.

Quais benefícios a mais posso esperar?

Em um estudo publicado em 2020 pela Escola de Medicina de Harvard comprovou que os exercícios físicos também melhoram as funções cerebrais, melhoram a qualidade do sono e diminuem os problemas emocionais.

O sono tem papel fundamental no processo de recuperação e reparação do organismo. É durante o sono que o cérebro descansa. Processa memórias bem como as fibras musculares são reparadas de lesões ao mesmo tempo que o lixo resultante dos processos do corpo são processados para serem colocados para fora do corpo.

Em quanto tempo vou notar os resultados?

De antemão vale lembrar que os resultados vão depender de como essa mulher se encontra ou seja é uma pessoa extremamente sedentária? Se alimenta mal? Tem estilo de vida noturno ou dorme pouco?

Cada caso é um caso, ainda assim, aplicando todos os passos aqui citados os resultados serão visivelmente percebidos rapidamente ainda mais se procurar um nutricionista para fazer os ajustes de cardápios, e claro mova-se para uma academia o quanto antes.

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